Registro: 1 (um)

Denominação: negativo em vidro

Tamanho: 13 cm X 18 cm

Estado físico:  estado de conservação ruim, apresenta sinais de degradação como: fungos, abrasividade, manchas, espelhamento nas laterais, pontos sem emulsão e ranhuras.

Data: final do século IX e início do século XX

Material/técnica: Vidro. Emulsão gelatina bromuro

Série: Construção dos Molhes da Barra

Grupo: Símbolo do projeto Memória in vitro

Descrição: Carimbo do lado esquerdo, canto superior, em semi-círculo superior (DIRETORIA DE NAVEGAÇÃO), em semi-círculo inferior (PHAROES).

Lado direito, uma figura (imagem colocada sobre o papel com a legenda Fig. 2 - símbolo do projeto Memória in vitro) adiante descrita, abaixo desta, em rodapé, primeira parte em letra com formato de máquina datilográfica e segunda parte em letra escrita a mão livre, conforme segue:

“Fig. 2

Aparelho de luz que deve ser installado

No Pharól da Barra do Rio Grande do Sul,

 

Vista Rio Grande, 28-10-927 (escrito à mão)

Assinatura

Eng. Chefe (escrito à mão)

 

Objeto fotografado, símbolo do projeto Memória in vitro, trata-se de um aparelho de luz no formato de uma lamparina, com pedestal, no centro uma lâmpada protegida por um vidro ovalado e este por sua vez protegido por uma estrutura em vidro em formato abajur, e na parte superior duas partes juntas em formato de cone e anexa à estrutura externa de vidro que protege o vidro interior que contém a lâmpada, preso na parte de cima, um objeto em vidro no formato de um farol.

Obs: única imagem de objeto do acervo.

Análise/data: Ana Luisa Dresch e Sandra Akemi Sato, 15/09/2011